Quem somos
A Quinta das Arcas foi constituída na década de 80 por Esteves Monteiro, no seguimento de um trabalho iniciado na década anterior, de restruturação da agricultura da família, com um forte enfoque no emparcelamento e implementação de uma viticultura moderna. Em 1985 fundou a empresa lançando nesta altura as primeiras garrafas com a marca Arca Nova.
Ao longo deste tempo, a empresa deu especial atenção à área produtiva, seguindo desde cedo um caminho de melhoria da qualidade minimizando o impacto na natureza. Em 2012, e já com cerca de 200 hectares de vinhas na Região dos Vinhos Verdes, a Quinta das Arcas lança no mercado o seu primeiro vinho Biológico.
Na viragem do século a empresa expandiu também para outra região (Alentejo) onde Esteves Monteiro abraçou um novo projecto, agora 400 km a sul, num microclima muito característico e único para a produção de grandes vinhos. Actualmente, nos 120 hectares de vinhedos que rodeiam a moderna adega são produzidos os melhores vinhos da região de Borba. A Herdade Penedo Gordo é já uma referência nesta região.
Com uma produção total a rondar os 2.500.000 de litros, a Quinta das Arcas é hoje uma empresa com as bases bem estabelecidas para um futuro próspero no mercado global de vinhos de qualidade.
Missão
A Quinta das Arcas tem como missão principal a produção de vinhos de qualidade com respeito pela natureza e criação de marcas de valor acrescentado para o consumidor.
Ser uma empresa de tradição familiar de elevada referência e notoriedade na produção de Vinhos Verdes e Alentejo.
Apoios
Designação do Projeto:
Internacionalização da Quinta das Arcas
Código do Projeto:
NORTE-02-0752-FEDER-012982
Região de Intervenção:
Norte
Entidade beneficiaria:
QUINTA DAS ARCAS - SOCIEDADE AGRÍCOLA, LDA
Custo Total Elegível:
981.330,00€
Apoio Financeiro da União europeia:
FEDER – 441.598,50€
Data de Aprovação: 21/02/2016 - Data de Início: 01/01/2016 - Data de conclusão: 31/12/2017
Objetivo Principal: Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Objetivo: Ser reconhecida como uma empresa líder no setor vitivinícola, motivada por critérios de qualidade, excelência e diferenciação.
Atividade: Produção de vinhos comuns e licorosos; Viticultura
Resultados esperados/atingidos: Consolidação do rácio de autonomia financeira que passa de 32,7% em 2014 para cerca de 40% em 2018; Fortalecer o cluster nacional do setor dos vinhos, um setor de valor acrescentado e que ocupa um lugar de destaque no panorama económico nacional.